Planta tropical resistente e exótica. Gosta de iluminação indireta e local arejado, pouco menos de um ano após germinar já floresce, embora muitos textos apontem que só florescem quando a planta atinge pelo menos dois anos. Bom, aqui em Manaus não é assim, após germinar, com 6 a 7 meses já floresce, o problema é germinar pois o período para isso ocorrer vai de 30 dias a um ano, haja paciência.
É uma planta perene, cresce até quase 1m, aqui cultivo apenas em vasos. Além de folhas ornamentais possui flores curiosas que parecem morcegos. Um dia uma muda de Tacca estava por entre outras plantas, estava com uma haste alta e flor na extremidade, um tio meu passou e olhou de relance, quase mata a coitada da planta achando que era um morcego, ainda bem que eu estava perto para avisar que era uma flor.
Sobre outros tipos de Tacca tem duas interessantes que ainda não possuo, são elas a Tacca nivea e a Tacca integrifolia. Tem outra que estou para conseguir por aqui e é chamada Tacca Leontopetaloides ou Tacca verde.
Tenho mudas e sementes de Tacca, veja meus anúncios no Mercado Livre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_2372630
Tacca verde
Tacca verde
Detalhe de uma muda de Tacca negra
Tacca negra
Em outra oportunidade publico foto dos frutos. Conheça um pouco sobre a cidade de Manaus: http://no555gsb.multiply.com/photos/album/3/MANAUS_AQUI_QUE_EU_VIVO
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
Begonia-negra (Chrysothemis pulchella black flamingo)
Nome científico: Chrysothemis pulchella
Família: Gesneriaceae
Nome popular: Begonia-negra
Origem: Brasil
Caraterísticas: Planta herbácea, perene.
Flores: floradas abundantes
Porte: 30 a 60cm
Plantio: Pode ser plantada direto no solo ou em vasos.
Luz: Sombra ou meia sombra
Solo: Rico em matéria orgânica, sempre úmido.
Clima: Clima tropical
Regas: frequentes
A iluminação é um fator determinante na beleza das folhas. Fora do Brasil Chrysothemis é chamada Black flamingo pois se cultivada em locais sombreados a coloração das folhas assume um aspecto enegrecido. Em Manaus floresce quase o ano todo. No período mais quente do ano, assim como as episcias, a Chrysothemis perde suas folhas e ficam apenas as estruturas subterrâneas em dormência.
O nome é tirado da mitologia - CHRYSO Themis era filha de Clitemnestra e Agamenon, da mitologia grega. Outros nomes encontrados são Sunset Bells ou Chrysothemis pulchella black flamingo e ainda Copper Leaf.
Esta última foto é de outra planta da região também chamada de begônia, mas na verdade é Nautilocaix sp.
sábado, 15 de maio de 2010
Episciia rosina e Episcia simpatica
a.
Outra episcia, chamo de Episcia simpatica (epíteto inventado). è de rápido desenvolvimento em muito florífer
Mais episcias floridas. Episcia rosina ao lado, planta ainda com folhas pequenas, é de crescimento lento e floresce pouco.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Episcias quadro geral (menos Episcia esmeralda e episcia iauê)
Episcia lumina
MAis um registro da coleção, hoje são 2 fotos. A primeira é da Episcia lumina, parece que faltou adubação pois as flores estão menores que o normla.
Aqui está a episcia black red, essa variedade é muito florífera e de rápido crescimento. Em local sombreado apresenta folhas bem escuras. Talvez de um cruzamento desta episcia com a Episcia amarela saia a tão procurada Episcia sunomi. Por falar em híbridos, colecionadores ao redor do mundo tem feito cruzamentos e registrado novos híbridos mas na verdade esses híbridos ocorrem na natureza, sobre muitas das episcias da minha coleção ouço dizer que ocorrem nos arredores de Manaus.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Outras episcias
Faz dois meses que as episcias voltaram a crescer vigorosamente aqui em Manaus pois é época das chuvas, os tapetes de episcias ficam mais densos e fica claro o porque do nome planta tapete, outro apelido desta plantas é asa de barata... Veja foto:
Abaixo segue mais fotos da minha coleção:
Episcia plata (flor vermelha)
Episcia ita tipo1 (há uma variação dessa episcia)
Episcia com flor (os nomes usados por mim não são nomes científicos, é um tipo de nome popular + o nome do gênero)
domingo, 18 de abril de 2010
Episcia sp (Planta tapete, Laço-de- amor, asa-de-barata ou flame violet)
(Epicia esmeralda)
Me chamo George e pratico jardinismo por hobby, compro e vendo plantas ornamentais. A pouco mais de um mês as episcias voltaram a crescer com vigor aqui na Amazonia pois durante a época mais quente do ano entram em dormência. Ao longo dos próximos meses mostrarei aqui fotos das minhas episcias, são em torno de 20 tipos. Aceito pedidos a partir de 15 de maio pelo e-mail plantasamazonia@gmail.com.
Se você estiver aqui em Manaus e procurar por Planta tapete ou asa-de-barata dificilmente vai obter respostas, aqui esta planta incrível é chamada de Laço-de-amor por causa dos estolões que a planta emite.
(Episcia lumina)
A episcia é muito simpática e conhecida mundialmente pelo nome do gênero (Episcia) ou como Flame violet, possui dezenas de híbridos (talvez centenas). Para saber mais sobre Episcias sp e outras plantas da mesma família (Gesneriaceae) acesse o site Gesneriad Society http://www.gesneriadsociety.org/ ou o forum AVI_EpisciaHeaven http://tech.groups.yahoo.com/group/AVI_EpisciaHeaven/.
Episicas são de natureza terrestre, nas florestas tropicais crescem melhor em substrato bem drenado mas que retenha um pouco de umidade. No geral é de fácil cultivo, precisa de calor, umidade e iluminação indireta, serve como forração mas é em jardineiras que mostra toda sua graciosidade quando seus estolões ficam pendentes. É procurada tanto pela folhagem com pelas suas flores (vermelho, amarelo, lilás, branco e variações).
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)