sábado, 15 de maio de 2010

Episciia rosina e Episcia simpatica

a.





Mais episcias floridas. Episcia rosina ao lado, planta ainda com folhas pequenas, é de crescimento lento e floresce pouco.












Outra episcia, chamo de Episcia simpatica (epíteto inventado). è de rápido desenvolvimento em muito florífer

Christia

Planta sem identificação, talves seja do gênero Christia.

Tenho essa planta faz mais de um ano, comprei em Manays mesmo e estava esquecida no canto faz tempo. Uso como ornamental mas já ouvi dizer que tem uso místico, simpatias e etc.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Episcias quadro geral (menos Episcia esmeralda e episcia iauê)


Antigo quadro geral com fotos do ano passado. Aos poucos estou montando um novo quadro com novos tipos de epicias. OBS: A episcia 01 do quadro possui flor semelhante à episcia 12 sendo a episcia 01 um pouco mais clara (a foto ficou ruim).

Episcia lumina

MAis um registro da coleção, hoje são 2 fotos. A primeira é da Episcia lumina, parece que faltou adubação pois as flores estão menores que o normla. 




Aqui está a episcia black red, essa variedade é muito florífera e de rápido crescimento. Em local sombreado apresenta folhas bem escuras. Talvez de um cruzamento desta episcia com a Episcia amarela saia a tão procurada Episcia sunomi. Por falar em híbridos, colecionadores ao redor do mundo tem feito cruzamentos e registrado novos híbridos mas na verdade esses híbridos ocorrem na natureza, sobre muitas das episcias da minha coleção ouço dizer que ocorrem nos arredores de Manaus.